Coordenadora do NucLi visita a reitoria para discutir ações institucionais

Data de publicação  24/05/2022, 19:16
 Da esquerda para a direita: Profa. Dra. Mara Rita Duarte de Oliveira (Pró-reitora da pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis — PROPAE), Cláudia Ramos Carioca (vice-reitora da UNILAB), Adriana Albuquerque (assessora pessoal do Reitor), Profa. Dra. Ana Cristina Cunha (Coordenadora Geral do NúcLi) e o Prof. Dr. Roque Albuquerque (Reitor da UNILAB).

O Núcleo de Línguas (NUCLI), por meio da sua coordenadora, Profa Dra Ana Cristina Cunha, visitou na tarde dessa terça-feira, dia 24, a Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, localizada na cidade de Redenção. O encontro foi realizado com o intuito de discutir as ações realizadas e prospectar ações para o próximo ano.

Além do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Roque Albuquerque, o momento contou com a presença da Profa. Dra. Cláudia Ramos Carioca (vice-reitora) da Profa. Dra. Mara Rita Duarte de Oliveira (Pró-reitora de Políticas Afirmativas e Estudantis — PROPAE) e da assessora pessoal do Reitor, Adriana Albuquerque.

Nas discussões realizadas nesta semana, o destaque foi dado aos cursos presenciais de Línguas oferecidos pelo Núcleo de Línguas da UNILAB. Atualmente, já existem mais de 14 cursos formatados pelo NucLi, que abarcam conversação e pronúncia; estratégias de leitura; preparação para os exames de proficiência; curso de Ambientação Linguística e Cultural; Curso de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, dentre outros. O Núcleo de Línguas da UNILAB conta, atualmente, com nove professores/bolsistas, que podem ser estudantes de graduação e pós-graduação da UNILAB, haja vista que um dos objetivos do NucLi é contribuir com a formação de professores da área e valorizar as licenciaturas em línguas estrangeiras, considerando as particularidades do ensino de idiomas com fins específicos relacionados ao processo de internacionalização.

Assim, cada professor atua 12 horas semanais no NúcLi, sendo 4 horas em sala de aula, 4 horas em atividades de tutoria e 4 em atividades de formação. Cada professor é responsável por uma turma de até 30 alunos cada, o que faz com que, a cada oferta, o NucLi mantenha cerca de 14 turmas, com capacidade de atendimento de até 420 alunos. Os cursos oferecidos têm duração de 30, 45 ou 60 horas-aula.